Blog

Com o outono e o inverno chegam as gripes – um bom momento para pensar em emagrecer com saúde.

25/05/2017

As dietas restritivas, com consumo muito baixo de calorias ou que excluem alimentos e sugerem excesso de consumo de outros, dificilmente proporcionam tudo que precisamos. Nesta condição o sistema imunológico pode ficar debilitado e não cumprir a sua missão de defesa no combate a microorganismos invasores, e  “limpeza” do organismo.

Se o momento pede cuidados e prevenção e você está em um processo de perda de peso, a hora é de pensar em emagrecer com saúde. Mas, o que é emagrecer com saúde?

Se tivéssemos que responder esta pergunta com uma única palavra, seria DIVERSIDADE.

Para manter-se saudável e equilibrado, nosso corpo necessita de nutrientes para executar bem todas as suas funções. A lista de nutrientes é vasta. Acredite! Mais de 100 identificados e relacionados a funções importantes, por isto, quanto mais diversificada a alimentação, maiores as chances de nos abastecermos de tudo que precisamos.

Alimentar-se seria uma atividade complexa se tivéssemos que pensar em todos estes nutrientes a cada refeição, por esta razão surgiram as classificações dos alimentos em grupos e as recomendações de quantas porções consumir de cada grupo por dia.

Recentemente, para tornar a escolha diária ainda mais simples, alguns estudos separaram os grupos entre saudáveis e de moderação, este último, composto por alimentos que se consumidos em excesso trazem risco à saúde, e que portanto, precisam ter sua quantidade limitada.  O aplicativo Nutrabem 2.0 te ajuda a fazer escolhas mais saudáveis avaliando o seu consumo por grupo de alimentos.

Inspire-se em boas medidas para escolhas alimentares saudáveis e observe outros dois aspectos que favorecem a resposta imunológica: dormir bem e controlar o stress. Cuide-se bem!