Blog

Como está a sua Satisfação? Ela tem muito a ver com o seu peso.

19/05/2017

Possivelmente você já notou quanto as emoções interferem no nosso apetite. Por conta delas podemos nos sentir famintos ou totalmente sem apetite.

É comum preenchermos os vazios da mente, da alma ou do coração com comida e aí caímos na armadilha:

Ganho de peso à regime > à insatisfação > à desejo de comida > à culpa > à  mais vontade de comer > à fracasso no regime > à insatisfação ……uma trajetória que parece sem data para terminar.

Isto porque em geral, não se leva em conta que a busca por satisfação é um mecanismo natural do cérebro, o que equivale a dizer que regime com sacrifício e privação anda na contramão, gera conflito e produz tristeza, o que só complica a situação.

Como está a sua satisfação?

Se ela está baixa, que tal começar incluindo atividades prazerosas na sua rotina?

Não é preciso esperar que a vida esteja como sonhamos para nos sentirmos mais felizes. Fazer coisas gostosas, que relaxam e canalizam a atenção são caminhos compensatórios que podem nos conquistar tanto quanto as doces delícias.

As possibilidades para incluí-las na rotina são muitas. Há opções disponíveis para todos os gostos e bolsos.  Se elas envolverem ação no lugar de sedentarismo, o benefício é duplo. Vamos escolher uma para começar? Por exemplo:

. Esportes e movimento: nadar, andar de bicicleta, caminhar, dançar, praticar yoga,

. Hobby e Lazer – pintar, fotografar, ler, montar quebra-cabeça, ouvir música,

. Atividades do dia-a-dia  – cozinhar, organizar a casa, passear com o cachorro.

O importante é que seja algo que se goste.

Para perder peso é preciso se preencher, pois quando a mente está satisfeita o corpo naturalmente vai se reequilibrando e passa a desejar menos comida.