Blog

Driblando a ansiedade para não engordar.

25/05/2017

Abrir a geladeira ou o pacotinho de alguma coisa gostosa que deixamos à mão, em geral doce, numa atitude quase automática em busca de conforto quando estamos ansiosos leva a um resultado quase inevitável: alguns quilos a mais.

Com o estilo de vida apressado, especialmente nas grandes cidades, as muitas tarefas e as tantas preocupações, vivemos quase que em permanente estado de ansiedade. Consequentemente tendemos a estar do lado de lá de nosso peso ideal, mas como podemos dar conta da ansiedade sem uma deliciosa barra de chocolate?

Tomar consciência do que está acontecendo no seu corpo pode ser um primeiro e importante passo!

Bateu aquela vontade de comer, pergunte-se: fome ou vontade de comer?

Ter na manga aquele rol de estratégias para sacar uma, é sempre útil, como: ligar para alguém para uma conversa gostosa, dar uma pausa para um cafezinho ou um chá, mudar o foco da atenção direcionando-a a algo muito interessante, dar uma volta ao ar livre, fazer uma sequencia de respirações profundas e relaxantes.

Mas não vamos nos iludir, aquela vontade de comer um doce não vai sumir definitivamente de uma  hora para a outra. O importante é exercitar a escolha consciente e programar-se para estes momentos:

-Geladeira, gaveta do escritório e bolsa ou bolsos moderados;

-Reduzir gradualmente o tamanho da porção das indulgencias, até chegar a mini porções;

-Saborear com a máxima atenção para saciar-se com menos;

-Escolher alimentos de sabor doce que não possuem muita gordura (creme de leite, gordura vegetal hidrogenada, leite integral) ou outras calorias agregadas. Algumas sugestões:

  • Doces caseiros (abóbora, goiaba, banana, figo, pêssego)
  • Damascos ou tâmaras
  • Gelatina
  • Iogurte natural semidesnatado, ou fatia de queijo branco com cobertura de geleia de frutas
  • Fruta assada com canela e um fio de mel
  • Chocolate com 70% de cacau
  • Picolé de frutas

Reduzindo pouco a pouco a quantidade de açúcar, o paladar se acostuma a agrados menos doces e calóricos. Experimente e constate como funciona!