Pesquisando soluções para a
promoção da alimentação
saudável e da saúde
Obesidade e Sobrepeso
Adultos

50,1%

com excesso de peso

12,4%

com obesidade
[dados da população brasileira]
Crianças

33,5%

com obesidade

14,3%

com excesso de peso

20,5%

de adolescentes com excesso de peso

4,9%

de adolescentes com obesidade
Obesidade e Sobrepeso
Pesquisando soluções para a
promoção da alimentação
saudável e da saúde
Obesidade e Sobrepeso

31,3%

dos brasileiros apresentam doenças crônicas

72%

das mortes foram causadas por doenças crônicas

doenças crônicas são a
5ª MAIOR
CAUSA DE MORTE
no mundo

Doenças Crônicas
Pesquisando soluções para a
promoção da alimentação
saudável e da saúde
Obesidade e Sobrepeso

apenas 2,8%

do total de calorias ingeridas no dia é de frutas, verduras e legumes

43,7%

de aumento nas vendas de alimentos com alto grau de processamento ou prontos para consumo

consumo de
86 kg
per capita em 2000
aumentou para
112,3 kg
per capita em 2013

Desequilíbrio no consumo

Pesquisas

Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - campus Baixada Santista, o Instituto Nutrabem realiza estudos e pesquisas visando:

Artigos publicados:

  • “Diet quality index for healthy food choices - Índice de qualidade da dieta para escolhas alimentares saudáveis”

    OBJETIVO: Apresentar um Índice de Qualidade da Dieta com aplicação para estudos de ingestão alimentar de brasileiros adultos.
    MÉTODOS: Para analisar a incorporação de escolhas alimentares saudáveis desenvolveu-se o Índice de Qualidade da Dieta associado a um Guia Alimentar Digital. Este Índice é constituído por componentes de moderação, destinados a indicar alimentos fonte de compostos associados a risco quando em excesso, e componentes de adequação, que incluem alimentos fonte de nutrientes e compostos bioativos de forma a atender às recomendações nutricionais. A avaliação de desempenho do Índice de Qualidade da Dieta associado a um Guia Alimentar Digital foi medida a partir de suas propriedades psicométricas para validação de conteúdo, construto e consistência interna.
    RESULTADOS: Os valores de correlação entre os componentes de moderação e de adequação em relação à energia da dieta foram fracos (-0,16 a 0,09); a mais alta correlação (0,52) ocorreu entre o componente açúcares e doces e a pontuação total; a confiabilidade apresentou α=0,36.
    CONCLUSÃO: Sabendo-se que a qualidade da dieta é uma construção complexa e multidimensional, o Índice de Qualidade da Dieta associado a um Guia Alimentar Digital é um recurso com validade compatível à observada para outros Índices e que pode contribuir para estudos de ingestão alimentar na população brasileira. Contudo, novos estudos devem promover ajustes para aprimorar a confiabilidade do instrumento.

    Palavras-Chave: Ingestão de alimentos. Guias alimentares. Qualidade dos alimentos. Alimentos naturais.

  • Revista Ciência & Saúde Coletiva: “Avaliação da usabilidade do Guia Alimentar Digital móvel segundo a percepção dos usuários”

    O uso da tecnologia digital na forma de aplicativos para cuidados em saúde tem crescido; na área de nutrição estão disponíveis com o propósito de levar à mudança de comportamento, auxiliando indivíduos a refletirem sobre escolhas alimentares e identificarem fragilidades na rotina alimentar. O artigo tem por objetivo avaliar a percepção dos usuários em relação à usabilidade do Guia Alimentar Digital (GAD), aplicativo para celular smartphone, com diretrizes sobre alimentação saudável. Estudo transversal avaliou a percepção de usuários do aplicativo por meio de escala Likert, construída com 24 asserções organizadas em três dimensões de análise: 1. GAD como ferramenta intuitiva e autoexplicativa; 2. GAD como promotor de escolhas alimentares saudáveis; 3. GAD como promotor da transição para o peso adequado. O instrumento foi analisado quanto à confiabilidade pelo método split-half e validade em duas etapas. Foram validadas 22 asserções; a confiabilidade foi de 0,93; a média de pontos das asserções em cada dimensão foi 3,10; dos 80 respondentes, 58,75% considerou positiva a implementação do GAD. O aplicativo apresenta boa usabilidade, segundo a percepção dos usuários, a considerar as análises das dimensões referentes ao seu desempenho.

    Palavras-Chave: Educação alimentar; Tecnologia biomédica; Instrumento de percepção; Satisfação do usuário

As pesquisadoras:

  • Semíramis Martins Álvares Domene

    Nutricionista, tem mestrado e doutorado em Ciência da Nutrição (UNICAMP) e pós-doutorado em Nutrição (UNIFESP). É Professora Adjunta no Curso de Nutrição, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em dietética, micronutrientes e indicadores de qualidade da alimentação. Trabalha nas linhas de pesquisa Ciência de Alimentos e Saúde, e Saúde de Grupos Populacionais Específicos e com desenvolvimento e validação dos conceitos e diretrizes do Guia Alimentar Digital e do Índice de Qualidade da Dieta a ele associado.

  • Simone Caivano

    Nutricionista, especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional, mestre e doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP – campus Baixada Santista). Tem experiência em coordenação técnica e gerencial de cursos de pós-graduação lato sensu. Atuou como coordenadora de produtos e serviços na criação e desenvolvimento de ferramentas e programas para alimentação saudável, bem como o levantamento de conteúdo técnico em alimentação e nutrição e construção de banco de dados de alimentos e receitas. Trabalha nas linhas de pesquisa Ciência de Alimentos e Saúde, e Saúde de Grupos Populacionais Específicos e com desenvolvimento e validação dos conceitos e diretrizes do Guia Alimentar Digital e do Índice de Qualidade da Dieta a ele associado.

Criação do Índice e
Roteiro para os cálculos

O Índice de Qualidade da Alimentação é uma ferramenta para avaliação da ingestão alimentar, concebido a partir de uma dieta referência que atende às recomendações nutricionais com alimentos do hábito brasileiro.

Conheça o método!

download do pdf

Nutrabem Pro

Software desenvolvido para pesquisas de consumo alimentar em indivíduos, grupos ou nutricionistas em seus consultórios.

já sou cadastrado! Clique aqui e envie um email para consultar como você pode ter acesso
ao uso da ferramenta
  • Realiza a análise de ingestão de alimentos, o cáculo do valor nutricional e o Índice da qualidade da Dieta de um dia alimentar de um indivíduo ou um grupo de pessoas.
  • Registro alimentar e recordatório 24 horas – cálculo de cardápios
  • Não necessita instalação, pois todos os dados ficam disponíveis na web, com acesso por login e senha.

Permite a extração de quatro tipos diferentes de relatórios*:

1. informações nutricionais por alimento ou receita,

2. informações nutricionais por refeição,

3. informações nutricionais por dia e

4. porções e pontos por grupos de alimentos, conforme o Índice de Qualidade da Dieta, apresentado no artigo “Diet quality index for healthy food choices / Índice de Qualidade da Dieta para Escolhas Alimentares Saudáveis” (2013).

* O mesmo grupo de pesquisa consegue cadastrar estudos diferentes e emitir os relatórios separadamente.

Informações sobre os bancos de dados

Composição de alimentos – tem como prioridade a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) e o Banco de Dados de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA); alimentos regionais que não estão disponíveis nessas tabelas foram pesquisados em artigos científicos.

Receitas – para a confecção das receitas foram feitas buscas em sites de receitas culinárias e selecionadas aquelas de maior popularidade.

Medidas caseiras – foram consultadas nos livros “Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras” da autora Ana Beatriz Vieira Pinheiro e “Manual de receitas e medidas caseiras para cálculo de inquéritos alimentares: manual elaborado para auxiliar o processamento de dados de inquéritos alimentares” das autoras Regina Mara Fisberg e Betzabeth Slater; medidas não localizadas nessas fontes foram realizadas em laboratório de técnica dietética. A construção de banco de alimentos e receitas contou com a participação do grupo de pesquisa coordenado pela Profª Semíramis Martins Álvares Domene – Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista.

Informações Nutricionais Disponíveis

Em todos os relatórios são gerados os valores nutricionais dos seguintes compostos: energia, proteína, ácidos graxos saturado, mono e poli-insaturados, ômegas 3 e 6, colesterol, fibra alimentar, sódio, ferro, cálcio, magnésio, flúor, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, folato, colina, niacina, tiamina, riboflavina, vitaminas C (ácido ascórbico), B6, B12, A (D2/D3, ERA, UI), D, K, E, ácido pantotênico, ácido fólico, betaína, tocoferol, betacaroteno, licopeno, retinol, criptoxantina, dihidrofiloquinona, luteína, menaquinona, fitoesteróis, leucina, arginina, , stigmasterol, lisina, histidina, campesterol, metionina, alanina, beta sitosterol, cistina, ácido aspártico, triptofano, fenilalanina, ácido glutâmmico, treonina, tirosina, glicina, isoleucina, valina, prolina, serina, açúcares, sacorese, teobromina, glicose, frutose, lactose, maltose, galactose, álcool cafeína.

No relatório do Índice de Qualidade da dieta apresentam-se as porções e pontuação de cada grupo alimentar e a pontuação final do índice.

Congressos

Os conteúdos das apresentações em congressos e eventos estão disponíveis

Apoiadores

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.

Parceiros

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Dolorem omnis eligendi possimus earum enim, quibusdam.

Fale Conosco

Formulário de Contato

Rua do Rocio, 423
Vila Olimpia
São Paulo | SP | Brasil
contato@nutrabem.com.br
(11) 99986-6491