Blog

Sem açúcar e com afeto, fiz seu doce predileto.

19/05/2017

Sim, o açúcar é realmente um vilão e o dilema de viver com menos açucares com certeza esta presente na vida de muitos de nós.

Mas como conviver de forma tranquila com essa oferta de doces incríveis e sedutores que fazem parte das nossa tradição culinária e que o mercado disponibiliza?

A boa notícia é que há vida prazerosa, mesmo com pouco açúcar e sem excessos na sobremesa. A  mudança de paladar é sim possível, apesar do trajeto de desconstrução ser mais desafiante do que o caminho da construção, afinal, desde pequenos somos estimulados com os sabores dessa substância com densa caloria e escassa nutrição.

Uma boa estratégia é caminhar lentamente com reduções e substituições no dia-a-dia como uma colher a menos no cafezinho ou no chá e experimentar o sabor autêntico das frutas, elaborando sucos naturais sem adicionar açúcar ou adoçantes.

Nas sobremesas, por exemplo, os sucos cítricos, a laranja, as tangerinas , quando reduzidos ( fervidos a alta temperatura) conferem o sabor doce de forma natural e equilibrada.

E para inspirar, segue sem açúcar e com muito afeto a receita de Bananas com especiarias.

 

Bananas assadas ao perfume de laranja e especiarias

3 bananas nanicas cortadas ao meio ( no sentido do comprimento)

1 colher ( sopa) manteiga sem sal

1 xícara de suco de laranja natural

½  colher ( sopa ) do sumo do limão

½  colher (sopa) gengibre ralado

1 pitada de noz-moscada

½ colher ( café) de canela em pó

Modo de preparo:

Doure as bananas na manteiga por 2 minutos e agregue os demais ingredientes. Deixe apurar por 5 a 10 minutos em fogo brando.

Sirva em uma louça branca polvilhada com canela em pó e folhinhas de hortelã.